LTV significa “valor vitalício” por cliente e CAC significa “custo de aquisição do cliente”. O índice LTV / CAC compara o valor de um cliente ao longo de sua vida, em comparação com o custo de adquiri-lo.
Essa métrica de comércio eletrônico compara o valor de um novo cliente durante sua vida útil em relação ao custo de aquisição desse cliente.
Se a relação LTV / CAC for menor que 1,0, a empresa está destruindo valor, se a relação for maior que 1,0 pode estar criando valor, mas é necessária mais análise. De modo geral, uma proporção maior que 3,0 é considerada “boa”, mas não é necessariamente o caso.
Quadro: Curso de modelagem financeira de finanças eCommerce.
Qual é a fórmula da relação LTV / CAC?
Abaixo está o valor da vida para a fórmula de custo de aquisição do cliente:
[(receita por cliente - despesas diretas por cliente) / (1 - taxa de retenção de cliente)] /
(nº de clientes adquiridos / gastos com marketing direto)
Cálculo de exemplo
Uma empresa de comércio eletrônico gasta US $ 10.000 em uma campanha do Google AdWords e conquista 1.000 novos clientes. A receita média por cliente é de $ 50 e os custos diretos de atendimento de cada pedido são de $ 30. A empresa retém 75% de seus clientes por ano.
Margem de contribuição do cliente = $ 50 - $ 30 = $ 20
LTV = $ 20 / (1 - 75%) = $ 80
CAC = $ 10.000 / 1.000 = $ 10
Razão LTV / CAC = $ 80 / $ 10 = 8,0x
Neste caso, o rácio é bastante elevado e a empresa está a adquirir clientes de forma rentável, desde que não exista uma grande quantidade de custos fixos no negócio.
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Desafios com relação LTV / CAC
A margem de contribuição não é necessariamente uma boa indicação de benefício econômico. As empresas podem ter custos fixos significativos que precisam ser considerados.
As taxas de retenção (ou taxa de rotatividade) mudam com o tempo e não são constantes.
Os custos de aquisição de clientes também mudam com o tempo e não são constantes.
Para saber mais sobre CAC e LTV, confira nosso curso online sobre Modelagem Financeira para Comércio Eletrônico. Este curso mostrará, passo a passo, como modelar a economia de uma campanha de marketing para uma empresa de comércio eletrônico.
Mais aprendizagem
Para saber mais sobre outros tipos de retorno do investimento, você pode conferir:
- Return on Ad Spend ROAS (Return on Ad Spend) ROAS (Return on Ad Spend) é uma importante métrica de comércio eletrônico. O ROAS mede a receita gerada por dólar gasto em marketing. É uma métrica de lucratividade semelhante e alternativa ao ROI, ou "Retorno do Investimento". O ROAS é comumente usado em empresas de comércio eletrônico para avaliar a eficácia de uma campanha de marketing.
- Retorno sobre os ativos Retorno sobre os ativos e fórmula ROA Fórmula ROA. O Retorno sobre Ativos (ROA) é um tipo de métrica de retorno sobre o investimento (ROI) que mede a lucratividade de uma empresa em relação aos seus ativos totais. Esse índice indica o desempenho de uma empresa, comparando o lucro (lucro líquido) que está gerando com o capital investido em ativos.
- Retorno sobre o patrimônio Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) é uma medida da lucratividade de uma empresa que considera o retorno anual da empresa (lucro líquido) dividido pelo valor do patrimônio líquido total (ou seja, 12%). O ROE combina a demonstração do resultado e o balanço patrimonial quando o lucro líquido ou lucro é comparado ao patrimônio líquido.
- Margem de lucro Margem de lucro líquido A margem de lucro líquido (também conhecida como "Margem de lucro" ou "Índice de margem de lucro líquido") é um índice financeiro usado para calcular a porcentagem de lucro que uma empresa produz a partir de sua receita total. Ele mede a quantidade de lucro líquido que uma empresa obtém por dólar de receita obtida.
- Margem de contribuição Margem de contribuição A margem de contribuição é a receita de vendas de uma empresa menos seus custos variáveis. A margem de contribuição resultante pode ser usada para cobrir seus custos fixos (como aluguel) e, uma vez cobertos, qualquer excesso é considerado ganho.
- O que é modelagem financeira O que é modelagem financeira A modelagem financeira é executada no Excel para prever o desempenho financeiro de uma empresa. Visão geral do que é modelagem financeira, como e por que construir um modelo.
- Modelagem Financeira para Leigos Modelagem Financeira para Iniciantes A modelagem financeira para iniciantes é nosso guia introdutório à modelagem financeira - abordamos como construir um modelo, fórmulas do Excel, práticas recomendadas e muito mais.
Para saber mais sobre carreiras em finanças, consulte o Mapa interativo de carreiras de finanças .